Perseverar e confiar

ConfiarPara conquistarmos o que quer que seja em nossas vidas, é necessário passarmos por um processo rumo ao nosso objetivo. Também para obter as bênçãos de Deus existe uma preparação, nada se conquista da noite para o dia. Um exemplo bíblico foi o caso do rei Davi.

 

Naquela época, antes de Davi, Saul era o rei de Israel, mas a causa do seu pecado e da sua desobediência para com a Palavra de Deus, foi rejeitado pelo próprio Deus. Então, Deus mandou ao profeta Samuel ungir a Davi como futuro rei. No momento em que o profeta Samuel derramou o óleo na cabeça de Davi ele era um simples pastor de ovelhas. Porém, não foi de imediato que Davi tomou posse do reino de Israel.

 

Davi voltou a cuidar das ovelhas e seguiu o seu trabalho, mas lá Deus começou agir. Depois de que Saul pecou, ele ficou perturbado, já que o Espírito Santo, tinha se afastado da sua vida. Saul, se encontrando nesse estado, foi aconselhado a que chamasse a um músico, que tocasse a harpa para tranquilizar o seu espírito e lhe falaram justamente de Davi. Deus estava começando a preparar o seu caminho.

 

Saul se agradou de Davi e o levou a viver no palácio, lá Davi foi aprendendo pois era um jovem sem experiência. Deus lhe fez a promessa, o ungiu, mas na hora e no momento certo ele tomaria posse da benção. O Salmo 40:1 disse:

 

Deus ouve a alma paciente. A obediência é melhor do que o sacrifício. O salmista faz oração a Deus para que o livre dos males

 

Davi precisou saber esperar.

 

Numa ocasião ele foi visitar seus irmãos que serviam ao exército de Israel e naquele momento Davi começou com a sua primeira grande prova de fé. Os soldados de Israel estavam nervosos, já que os filisteus os estavam enfrentando e um deles estava afrontando eles, era o gigante Golias, a quem todos temiam. A situação era muito grave, tanto que o rei Saul prometeu dar a sua filha para se casar com o homem que vencera ao gigante Golias, entre outras promessas. Davi, ao ouvir a afronta de Golias se revoltou, ele amava a Deus e não aceitava aquela situação, então se ofereceu para lutar contra o gigante. Davi, sem nenhuma condição, enfrentou ao gigante e o venceu, porque Deus estava com ele.

 

 

A partir desse momento Saul começou a ter inveja de Davi e começou a perseguí-lo, porque percebeu que o seu reino estava ameaçado. Saul até quis matar a Davi, mas Deus estava com Davi e o único que provocou foi que ele adquirisse experiências com Deus, foi amadurecendo espiritualmente. Até que um dia, em uma batalha Saul e o seu filho morreram. Depois disso, Davi passou a reinar. (1 Samuel e 2 Samuel)

 

Deus se manifestou na vida de Davi, mas nada foi de um dia para o outro. Tudo seguiu um processo. Se você tem confiado em Deus, tem perseverado, Ele vai lhe abençoar, mas para tudo isto existe um processo, e é assim que pouco a pouco você irá tomando posse do seu sonho e da promessa de Deus. A chave da vitória é a perseverança e permanecer na fé. Deus quer fazer uma obra grande na vida daqueles que estão na fé, que vivem apegados a sua Palavra, mas tudo é questão de tempo. É preciso saber esperar o momento certo, o tempo de Deus.

 

Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. (Hebreus 10:35)

 

Não podemos retroceder jamais, olhar para atrás e nem para as dificuldades, porque fé é olhar para frente, olhar a conquista e a grandeza de Deus. Viver pela fé é viver confiando que na hora certa você vai conquistar a benção de Deus. Lutas virão, mas não para que você fique desanimado, mas para que você manifeste a fé e possa adquirir mais experiências com Deus.

 

Bispo Paulo Roberto

Deixe uma resposta