A misericórdia de Deus

misericordia-de-Dios1Muitas pessoas se perguntam porque não conseguem ir em frente mesmo buscando a Deus. Algumas das razões podem ser: orgulho, altivez, prepotência, vivem apoiadas na sua própria sabedoria, na força do seu braço. Mas Deus somente pode ouvir e abençoar alguém quando é humilde de espírito e depende d’Ele.

 

A Bíblia relata a história de um rei chamado Manassés, o qual era filho de Ezequias. Ezequias foi um rei que fez o que era reto diante dos olhos de Deus, ele acabou com a idolatria que havia em Israel. Obteve vitórias em tudo o que fazia porque Deus era com ele, devido a que ele dependia de Deus.

 

O rei Ezequias nunca fez as coisas conforme ao que ele achava que estava bem, tudo o que realizou foi de acordo com a orientação do Espírito Santo. Para poder progredir, avançar e vencer na nossa vida esta é a chave, seguir a direção do Espírito Santo.

 

Manassés não seguiu o exemplo de seu pai e fez o que era mau perante os olhos de Deus. Tudo o que o seu pai tinha feito de bom, ele o destruiu:

 

Porque reedificou os lugares altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado, levantou altares a baalins, e fez imagens de Aserá e adorou todo o exército dos céus, e lhe rendeu culto. (…) Edificou também altares na Casa do SENHOR () era dado a adivinhações e consultava adivinhos e encantadores; excedeu-se muito em fazer o mal aos olhos do SENHOR, até acender Sua ira (2 Crónicas 33:3-6)

 

A maldade de Manassés lhe causou miséria, problemas e sofrimentos para todo o povo.

 

Além disso, pôs uma imagem fundida que fez, na Casa de Deus, da qual Deus dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa, em Jerusalém, que Eu escolhi sobre todas as tribos de Israel, porei Meu Nome para sempre (2 Crónicas 33:7).

 

Deus falou com Manassés por meio dos seus Profetas, mas ele não ouviu, por ser o rei e ter autoridade, ele achava que podia fazer tudo o que ele queria. Porém, de um momento a outro Manassés perdeu tudo, ficou sem nada, tudo derrubou-se.

 

Manassés teve muitas oportunidades para ter um reinado de sucesso, mas ele não buscou a Deus. Posteriormente os seus inimigos o apressaram e foi recrutado como um animal encadeado, assim, ele foi humilhado. Porém, depois ele reconheceu todo o mau que tinha feito diante de Deus e se humilhou diante d’Ele.

 

Mas, logo que foi posto em angústias, orou ao SENHOR, seu Deus, humilhado grandemente na presença do Deus de seus pais. E havendo orado a Ele, foi atendido; pois Deus ouviu sua oração e restaurou Jerusalém, ao seu reino. Então reconhe-ceu Manassés que o SENHOR era Deus (2 Crónicas 33:12-13)

 

Infelizmente, ás vezes a pessoa tem que passar por angústias e sofrer para que ela possa reconhecer a Deus. Cada um de nós temos a oportunidade de vencer, conquistar e ir em frente, se ouvimos a voz de Deus. Ele estendeu a mão a Manassés, porque ele se humilhou diante da Sua Presença, Deus teve misericórdia para com ele. Talvez você se pergunta, como alguém que tem feito tantas coisas abomináveis, receberá o perdão de Deus? Mas quando alguém se humilha e com sinceridade, se arrepende diante de Dele, Ele estende a Sua mão e nos dá o Seu perdão.

 

Se você fez muitas coisas erradas, terríveis no seu passado, e você se arrepende, se humilha diante de Deus, Ele vai lhe perdoar, vai lhe ouvir, vai lhe estender a Sua mão e vai lhe ajudar a se levantar. É preciso que você seja sincero com Ele, não interessa como você foi no passado. Se você invoca o nome do Senhor Jesus, todo o seu passado será apagado e tudo se fará novo na sua vida.

 

Deixe uma resposta