Fiel nas dificuldades

FielSe a pessoa não está fortalecida em Deus, quando ela passe pelas dificuldades é muito provável que ela desista da sua fé em Deus. Ainda seguindo a Deus, ninguém está livre de passar por lutas e aflições. Isto até se converte em algo necessário para que a nossa fé madure. Daniel era um homem temente a Deus.

 

Por causa disso, Deus sempre o honrava, o prosperava e o abençoava. Depois que o rei Belsazar morreu, o rei Dario, o seu filho, assumiu o reinado. Ao rei lhe pareceu bem constituir sobre o reino a 120 sátrapas e governadores, para que cuidassem do reino, e Daniel foi escolhido para ser um deles.

 

Daniel era diferente dos demais, ele tinha um espírito superior. Isto é, Daniel era um homem de fé, seu espírito era positivo e forte, ele não se deixava influenciar pelas circunstâncias, pelos problemas ou pelas lutas. Porque a sua fé estava fortalecida em Deus.

 

O rei tinha percebido isto e pensou colocá-lo para administrar todo o reino. Porém, os companheiros de Daniel começaram a invejá-lo e com malícia tentaram destruí-lo

 

“Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa”

(Daniel 6:4)

 

Aqueles que queriam destruir a Daniel, procuraram uma forma de daná-lo.

 

E propuseram um edito, o qual era uma lei em que nenhum homem fizera petição a algum homem ou algum Deus se não fosse o rei. A proposta foi apresentada ao rei e ele aceitou. Daniel, como era um homem fiel a Deus e de oração, não se sujeitou ao edito e aqueles homens, com malícia, correram até o rei para lhe comunicar o que Daniel estava fazendo.

 

O rei tentou ajudar a Daniel, mas não conseguiu fazer nada.

“Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará”

(Daniel 6:16)

 

A fé de Daniel naquele momento estava sendo provada. Quando a fé é provada, somente permanecem firmes os que são fieis a Deus e aqueles que verdadeiramente são nascidos d’Ele. O Reino dos Céus se conquista com esforço, sacrifício e luta.

 

Um exemplo disso foi o próprio Senhor Jesus, o qual teve que sacrificar a sua própria vida em favor da nossa salvação. Porém, antes de que Ele fosse glorificado, a sua fé teve que ser provada, sendo tentado pelo diabo no deserto. Se você está apoiado na Palavra de Deus, Ele vai suprir todas as suas necessidades.

 

Não podemos nos desesperar diante dos momentos difíceis, você precisa ser fiel e perseverar. Deus vai lhe dar a vitória. Depois que Jesus passou pela tentação, resistiu ao diabo e permaneceu firme, vieram os anjos e O serviram.

 

Daniel foi jogado na cova dos leões e o rei ficou angustiado, porque ele tinha visto o testemunho de Daniel, o tinha observado, e respeitava tanto ao Deus de Daniel quanto a ele.

 

 E, pela manhã cedo, se levantou e foi com pressa à cova dos leões. E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões? Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. Então, o rei muito se alegrou em si mesmo e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.

(Daniel 6:19-23)

 

O rei tirou a Daniel da cova e mandou a que trouxessem a aqueles acusadores de Daniel e todos os que o acusaram foram jogados na cova dos leões, junto com a suas famílias.

 

Disse o rei:

Então, o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e gente de diferentes línguas, que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada! Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e para sempre permanente, e o seu reino não se pode destruir; o seu domínio é até ao fim. Ele livra, e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele livrou Daniel do poder dos leões. Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa.

 

(Daniel 6: 25-28)

 

Porque Daniel perseverou e confiou em Deus, ele foi honrado e Deus foi glorificado. Talvez, nesse momento você também se encontre como em uma cova de leões, assim como Daniel esteve. Se você se encontra passando por uma situação difícil, confie em Deus. Se mantenha fiel a Deus e tenha certeza que Ele vai lhe dar a vitória. Que Deus lhe abençoe.

 

Deixe uma resposta