Assumir um compromisso

Asumir-un-compromisoHavia um rei chamado Acaz, o qual a Bíblia menciona que se afastou de Deus e passou a adorar a outros deuses. Chegou um dia em que Acaz mandou fechar as portas do Templo para que o povo não pudesse oferecer mais sacrifícios e nem ofertas a Deus.

 

A consequência disso, veio a desgraça, os problemas e a miséria total sobre o povo e assim os inimigos prevaleceram sobre eles, levando cativos aos homens, mulheres e crianças.

 

Quando o rei Acaz morreu, no seu lugar, passou a reinar o seu filho Ezequias.

 

” Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade, quando começou a reinar, e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Abia, filha de Zacarias.

E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme a tudo quanto fizera Davi, seu pai.

Ele, no primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da casa do SENHOR, e as reparou.” (2 Crônicas 29:1 – 3).

 

 

A atitude que tomou Ezequias teve um grande valor diante de Deus. Ele não procurou fazer aliança com outros reis, não procurou resolver o problema por meios políticos. Ele sabia que o motivo de toda aquela miséria e da situação que estava vivendo o seu povo era um problema espiritual, o qual não estava no exterior mas no interior de cada um.

 

“Por isso veio grande ira do SENHOR sobre Judá e Jerusalém, e os entregou à perturbação, à assolação, e ao escárnio, como vós o estais vendo com os vossos olhos”.

(2 Crônicas 29:8)

 

O grande sofrimento, os problemas e a miséria do povo de Israel, foram causados pelo seu distanciamento de Deus.

 

Quando a pessoa assume um compromisso com Deus, a sua vida começa a mudar e ela começa a vencer os seus problemas. Ezequias tomou a decisão correta.

 

” E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e ajuntou-os na praça oriental,

E lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do SENHOR Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia.”

(2 Crônicas 29-.4-5)

 

As portas do Santuário estavam fechadas e isto era um impedimento para que o povo fora render culto a Deus por meio das suas ofertas e sacrifícios. A causa disto, o mal veio sobre eles. O sacrifício e a oferta são uma manifestação de fé, é uma maneira de poder expressar o amor e a fé para com Deus.

 

“Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o SENHOR Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.”

(2 Crônicas 29:10)

 

A atitude que tomou Ezequias foi uma decisão que mudou tanto a vida dele como a do povo, ele assumiu um compromisso com Deus e este pacto o levou a fidelidade e obediência a Palavra de Deus.

 

” E houve também holocaustos em abundância, com a gordura das ofertas pacíficas, e com as ofertas de libação para os holocaustos. Assim se restabeleceu o ministério da casa do SENHOR.

E Ezequias, e todo o povo se alegraram, por causa daquilo que Deus tinha preparado para o povo; porque apressuradamente se fez esta obra.”

 

(2 Crônicas 29:35-36)

 

Ezequias trouxe a prosperidade e abundância para o povo, a partir da atitude que tomou diante de Deus.

 

Assim como Ezequias, se você está cansado da situação na que está vivendo e quer ver na sua vida uma transformação, assuma um compromisso com Deus e você vai comprovar o Seu poder na sua vida. A decisão é sua. Deus lhe abençoe.

 

Deixe uma resposta